Como reduzir o consumo de carne

Quer reduzir seu consumo de carne mas não sabe muito bem por onde começar ou como fazer isso de forma saudável? Nesse post eu separei 6 dicas que podem te ajudar!

DICA 1: COMECE DEVAGAR

Estabeleça pequenas metas que sejam fáceis de atingir. Assim você não se sentirá pressionado e desmotivado. Que tal começar, por exemplo, pela segunda sem carne?

DICA 2: AUMENTE O CONSUMO DE LEGUMINOSAS

Leguminosas são extremamente ricas em proteínas. Por isso, é essencial que a redução do consumo de carne seja acompanhado de um maior consumo desse grupo de alimentos.

DICA 3: INVISTA EM RECEITAS E VARIE AS PREPARAÇÕES

Muita gente não tem cuidado na hora de preparar pratos com vegetais no dia a dia e, por isso, acham que a alimentação vegetariana é sem graça, sem sabor e monótona. Mas na realidade, o que falta é dedicar ao preparo dos vegetais o mesmo esforço dedicado aos pratos com ingredientes de origem animal. Se jogue nos temperos, invista em molhos para saladas, procure receitas na internet e explore novos jeitos de preparar seus alimentos.

DICA 4: CONHEÇA NOVOS ALIMENTOS

Comece a experimentar novos alimentos como tofu, proteína de soja, a própria soja em grãos, tahine, farinha de grão de bico, levedura nutricional, linhaça, castanhas, chia, semente de girassol, semente de abóbora…

DICA 5: NÃO SEJA 8 OU 80

Não desista só porque você deu uma escorregada durante uma refeição. Seja paciente e empático consigo mesmo.

DICA 6: PROCURE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO PARA TE AJUDAR

Um bom profissional pode te ajudar a implementar novos hábitos alimentares e ensinar novas técnicas de preparo de alimentos, além de ser essencial para acompanhar sua saúde, requisitar exames e receitar suplementos, caso necessário. Lembre-se de buscar um nutricionista especializado caso queira fazer a transição para uma dieta vegetariana.