Gergelim

A função do gergelim não é só deixar a comida mais crocante não, sabia? Essa semente ajuda na imunidade, é fonte de fibras, é rica em zinco, ajuda no controle da glicemia e é riquíssimo em cálcio.

Ele acaba sendo coringa para facilitar a ingestão de cálcio, por ser um alimento rico nesse mineral e super versátil: 1 colher de sopa (15 g) possui 123 mg de cálcio. Principalmente para os veganos, mas mesmo indivíduos que consomem leite e derivados frequentemente não atingem a recomendação diária de cálcio (1 g).

benefícios do gergelim

Gergelim BRANCO E PRETO

Existe uma diferença nutricional entre o gergelim branco e o preto, mas que acaba não sendo relevante na prática.

 

Formas de incluí-lo no dia a dia:
molho tahineMolho de tahine: O tahine é a pasta de gergelim que pode ser usada em pães ou para fazer molhos. Existem vários jeitos de variar os molhos e dá pra usar em diferentes preparações (como saladas, sanduíches e salgados). Deixa nos comentários se você gostaria de ver uma receita de molho de tahine aqui!!

 

gersalGersal: Nada mais é que a junção do sal de cozinha e do gergelim triturado. Ele auxilia na redução do sódio e enriquece o sabor das preparações.

 

tapioca com gergelimJunto da tapioca: Várias pessoas incluem a chia para dar aquela crocância na tapioca, mas usar o gergelim também é uma opção e dá a mesma textura.

 

Além disso…

O óleo de gergelim também é muito usado na Ayurveda, tanto para consumo como em terapias corporais. É um óleo rico em ácido linoleico e possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. Ele é útil para pacificar o dosha Vata, e serve como um óleo carreador de medicamentos fitoterápicos/ervas medicinais.