Proteinas vegetais

As proteínas vegetais tem a mesma qualidade que as animais? Depende do ponto de vista.
As proteínas são substâncias químicas grandes, como paredes ou prédios, formadas de subunidades que se repetem, os chamados aminoácidos (aa), que são como se fossem os tijilos. Existem 20 tipos de tijolos nas proteínas, e 10 deles precisamos comer pois nosso corpo não produz – são os chamados aminoácidos essenciais. Nós digerimos a proteina que comemos até absorvermos apenas os tijolos.
A maioria das proteínas vegetais acabam tendo um ou outro desses aas em menor quantidade quando comparado às proteinas animais como ovos ou o whey protein (do soro do leite). E por isso são chamado de o aa “limitante” naquela proteína. Mas note que não é que o aa não está ali, ele só está em quantidade menor. Além da quantidade de aas, a digestibilidade das proteínas também são levadas em conta e alguns métodos existem para quantificar a qualidade de uma proteína (como o PDCA, DIASS, e o antiquado “valor biológico”)
Por isso, diz-se que as proteinas vegetais devem ser combinadas, pois os cereais tem um aa limitante a as leguminosas tem outro, então se comemos esses 2 grupos de alimentos ao longo do dia não teremos deficiência de nenhum aa (O famoso arroz com feijão).
Por isso um vegetariano deve priorizar o consumo de fontes de proteina vegetal em todas as refeições, e deve variar as fontes. E isso é mais do que suficiente para sanar essa questão dos aa limitantes.
Mas eu gostaria de lembrar que a alimentação é algo complexo, que vai muito além dos aas que vou absorver. As proteínas vegetais vem em um “pacote” muito mais saudável que as animais. Enquanto que as fontes de proteinas vegetais vêm carregadas de fibras, fitoquímicos, e nutrientes precursores de bases alcalinizantes – e deixam nossa microbiota intestinal feliz e saudável, as proteínas animais vem com gordura saturada, colesterol, aas acidificantes em excesso – metionina e cisteína – e precursores de TMAO, e em excesso ou mal digeridas alimentam as bactérias ruins de nosso intestino.
Então, se proteina vegetal tem menor ou maior qualidade, depende do ponto de vista! 👌🌱
Em relação à quantidade de proteinas nas fontes vegetais, vou esclarecer isso em um próximo post, aguarde…