Síndrome pós-COVID

A alimentação é um fator chave para o funcionamento do sistema imunológico ajudando tanto na prevenção e no tratamento da COVID-19, quanto numa boa recuperação na Síndrome pós-COVID.

O que é  a Síndrome pós-COVID?

Desde o início da pandemia os profissionais da saúde vêm se deparando com um número crescente de pacientes que, mesmo não apresentando mais o vírus COVID19 ativo, experimentam sintomas e problemas crônicos de saúde que duram meses. Esse fenômeno foi chamado Síndrome pós-COVID.

Os sintomas da Síndrome pós-COVID incluem:

Sintomas da síndrome pós-covid incluem: ausência de paladar, cansaço, falta de ar, tosse, taquicardia, dores no corpo, problemas de memória

Alimentação é um fator chave

Tudo o que ingerimos reflete no nosso sistema imunológico. Uma dieta rica em gosruras saturadas, sódio, açúcar, carboidratos refinados, e com baixa quantidade de gorduras boas (poli-insaturadas), fibras, vitaminas e minerais, irá AGRAVAR o processo inflamatório e prejudicar a recuperação.

Portanto, para garantir que seu sistema imunológico funcione plenamente, o ideal é evitar industrializados, excesso de sal, açúcar refinado e gorduras. Capriche nas frutas, verduras, cereais integrais, gorduras boas e na hidratação!

Alguns alimentos com caráter anti-inflamatório também podem ser incluídos na dieta para potencializar a recuperação, como açafrão, azeite de oliva, cacau, frutas vermelhas e castanhas.

Nutrientes que otimizam o sistema imunológico

Existem alguns nutrientes que possuem maior evidência científica quanto à melhora do sistema imunológico. São eles:

  • VITAMINA D
  • VITAMINA C
  • ZINCO

*a dose necessária precisa ser avaliada por um profissional.

Outros nutracêuticos também desempenham papel importante na manutenção da saúde e podem contribuir para reverter as sequelas:

Nutrientes que ajudam o sistemas imunológico na recuperação da síndrome pós-COVID: Selênio, ômega 3, vitaminas E, A, B12 e B6, e fereo
Nutrientes que ajudam o sistema imunológico na recuperação da síndrome pós-COVID

 

Todos os nutrientes acima podem ser suplementados caso necessário, mas foque na sua alimentação como um todo.

IMPORTANTE:

Deficiências nutricionais comprometem o sistema imunológico, mas excesso de nutrientes não garante mais imunidade de maneira nenhuma! Além disso, todos estamos suscetíveis a essa doença, por mais saudáveis que estejamos (ainda mais com a nova variante brasileira do vírus) e a prevenção do contágio pelo distanciamento social, uso de máscara e higiene das mãos ainda é fundamental.

Conhece alguém que está sofrendo com síndrome pós-COVID?

Compartilhe esse post para alcançar mais pessoas!

Cuide-se, proteja-se e proteja os outros.