VITAMINA B12

 

A vitamina B12 (cobalamina) é um micronutriente muito comentado quando se fala em alimentação vegetariana estrita/vegana (dieta que exclui todos os alimentos/produtos de origem animal). É um pontos de atenção no planejamento alimentar vegano, juntamente com o ferro, zinco, cálcio e proteínas. Porém, a B12 é o único nutriente cujas fontes alimentares são exclusivamente de origem animal. Na verdade, a cobalamina é sintetizada por bactérias, que vivem no trato gastrointestinal dos animais, e estes a acumulam nos seus tecidos e órgãos, e por isso carnes, ovos e laticínios acabam sendo fontes alimentares dessa vitamina.

Não existem fontes alimentares vegetais confiáveis de vitamina B12, a não ser alimentos fortificados ou suplementos. Algumas algas como spirulina e similares contém uma substância análoga à vitamina B12, mas ela não tem a mesma ação no nosso organismo e não devem ser utilizadas como fonte dessa vitamina.
Alguns afirmam que a dieta vegana não é “natural” pois requer a utilização de um suplemento. No entanto, podemos constatar que a alimentação moderna já não é mais “natural” a muito tempo. Nossas farinhas são, por lei, fortificadas com ferro e ácido fólico e nosso sal é fortificado com Iodo. Essas leis são criadas para evitar deficiências nutricionais contatadas por estudos epidemiológicos na população.

Ademais, a preocupação com a vitamina B12 não é exclusiva em vegetarianos, grande parte da população em geral também apresenta níveis sanguíneos insatisfatórios dessa vitamina, mesmo consumindo muitas fontes alimentares. Isso ocorre pois ela requer uma absorção gastrointestinal bastante complexa e dependente de vários fatores. 

Ao optar por uma alimentação vegetariana, deve-se acompanhar os níveis sanguíneos de vitamina B12 e realizar a suplementação se necessário. A forma grave de deficiência de B12 no organismo pode se manifestar como redução da memória e concentração, anemia, fraqueza muscular e cansaço, formigamento dos membros, etc. Vale ressaltar que os valores de referência do exame laboratorial não são valores IDEAIS. A análise do exame, a dose da suplementação e o acompanhamento da alimentação deve ser realizada por um profissional nutricionista.